quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

DAMIÃO GARCIA

NOROESTE NO PAULISTA SERIE A-3 2018
Temos condições de recolocar o Noroeste na Elite graças a gestão Damião Garcia”, diz Noroeste

Diretoria executiva, conselho deliberativo e ex-presidente enviam carta aberta à
imprensa e aos torcedores, reconhecendo o legado deixado entre 2003 a 2012
Líder da Série A3 do Campeonato Paulista, com 100% de aproveitamento nos três primeiros jogos da competição, a diretoria executiva, o conselho deliberativo do Noroeste e um ex-dirigente, que almejam a recolocação do clube, gradativamente, à Elite do Paulistão, enviaram carta aberta à imprensa e aso torcedores, reconhecendo que o clube tem hoje condições para alcançar tal objetivo, graças ao legado deixado pela gestão de Damião Garcia.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a atual administração do clube, presidida por Estevan Pegoraro, tendo como vice-presidente Rodrigo Gomes e o vice-presidente de futebol Reinaldo Mandaliti, recordam que o Noroeste tem hoje uma estrutura que poucos clubes do interior têm, graças aos investimentos patrimoniais feitos na gestão de 2003 a 2012.
GANHOS PATRIMONIAIS
Na gestão Damião Garcia o Noroeste, logo nos primeiros meses, teve o gramado reformado e iluminação modernizada no estádio Alfredo de Castilho. Depois, a administração Garcia quitou dívidas com ex-funcionários, ex-jogadores e ex-treinadores. Foi por meio dele que o Noroeste negociou com a Prefeitura de Bauru o aluguel do ginásio Panela de Pressão, beneficiando o Norusca, trazendo receita por meio de renda de aluguel, mas também dando a oportunidade para uma nova instalação da sede da Semel. E, também, do Bauru Basket e do Vôlei Bauru poderem mandar seus jogos na cidade.
Foram construídas a sala de imprensa, onde hoje o Noroeste promove suas coletivas pós-jogo e de apresentação de patrocinadores e novos treinadores, os alojamentos, onde ficam hoje a maior parte do elenco profissional e atletas das categorias de base, a sala do departamento de marketing, o refeitório, a Loja Rubro mania, que em breve será reativada, os camarotes e o centro de treinamento, que em 2018 será reformado pela atual gestão. Ainda entre 2003 e 2012 foi reformada a tribuna de honra e criado o acesso para o setor de TV. A secretaria também foi remodelada.
O Noroeste também recorda a importância do saudoso superitendente Celso Zinsly, que foi um dos dirigentes mais talentosos da história do clube e braço direito de Damião Garcia. Zinsly morreu após infarto na beira do campo, no dia 25 de janeiro de 2006, aos 50 anos, na partida entre Noroeste e Palmeiras, pela Série A do Paulista.
TÍTULOS
A diretoria noroestina destaca ainda que na gestão Garcia o Noroeste conquistou acesso da Série A3 à Série A3 em 2004 e da A2 para a Elite do Paulistão em 2005, mesmo ano em que o Norusca conquistou o primeiro dos seus mais importantes títulos de sua história, a Copa Paulista. A partir de 2006 o Alvirrubro se manteve em alta competitividade nos Paulistas até 2008, inclusive com o quarto lugar em 2006, ficando na frente do Corinthians, e conquistando naquele ano o título de Campeão do Interior. Em 2009 o Noroeste caiu, mas subiu no ano seguinte. Em 2011, desgastado, tanto de saúde quanto no relacionamento com a imprensa bauruense da época, Damião Garcia já anunciava sua despedida do clube, que foi confirmada somente em 2012, após ter formado o elenco do time bicampeão da Copa Paulista daquele ano.
DEPOIMENTOS
TONINHO GIMENES
Para Toninho Gimenes, ex-presidente do conselho deliberativo do Noroeste, que assumiu interinamente a diretoria executiva em 2012, Damião Garcia foi fundamental para a história do Norusca. “O que o Damião Garcia fez por esse clube não é qualquer um que faz. Ele tirou o time da estagnação, recolocou o Noroeste no patamar mais elevado do futebol Paulista e o Noroeste jogava de igual a igual com os considerados times grandes”, disse Gimenes, por meio da assessoria de imprensa noroestina.
TONINHO RODRIGUES
O atual presidente do conselho deliberativo do Noroeste, Toninho Rodrigues, ressalta que a gestão do Damião foi uma das mais importantes do clube, assim como a de Claudio Amantini. “O Damião foi vital para o Noroeste ter retornado a elite e poder ter um patrimônio que dá respaldo para as gestões que o sucederam. Hoje os jogadores que estão no mercado conhecem o Noroeste e querem jogar aqui graças aos anos que permanecemos na vitrine do futebol. Me lembro até hoje, que em reunião do conselho, no dia 27 de setembro de 2012 a família Garcia deixou o clube garantindo que os descendentes e nem a empresa cobrariam um centavo sequer do que foi investido no clube”, conta.
ESTEVAN PEGORARO
O atual presidente Estevan Pegoraro reafirma o carinho, o respeito e a gratidão pelo legado deixado por Damião. “Quando assumi o Noroeste, em 2016, uma das primeiras coisas que disse à imprensa e aos torcedores era que eu não sou um novo Damião Garcia. Não vai existir outro Damião Garcia. Aquele cometa passou uma vez só por aqui e deixou uma estrutura que graças ao seu aporte financeiro, por meio da Kalunga, dos investimentos pessoais e dos patrocínios que ele trouxe, propiciaram um patrimônio que nos dá suporte para os jogadores e o técnico Tuca Guimarães trabalharem e buscarem mais um acesso pra gente. Se podemos brigar por um acesso hoje, além do nosso trabalho e empenho pessoal, nada seria possível se a estrutura não tivesse sido realizada por ele”, declarou Pegoraro.
REINALDO MANDALITI
O vice-presidente de futebol noroestino, Reinaldo Mandaliti, comenta que a estrutura e os números deixados pela família Garcia trouxeram excelência ao clube, com cifras que giraram em torno dos 15 milhões. Valores estes aplicados em um clube do interior. “Saíram sem deixar dívida com folha de pagamento e patrocínio da Kalunga de R$ 70 mil por mês. O time foi campeão da Copa Paulista e tinha inúmeros jogadores com passe vinculado ao clube, inclusive goleiro Valter, hoje no Corinthians, Diego, Velicka, Diogo, Gilsinho, Giovani e outros. Só no caso Diego perdeu ação com multa de 100 salários pela Lei Pelé. Ocorre que depois que saíram, veio uma gestão péssima, que não pagou salários, FGTS, INSS, 13.º salário e a conta sobrou pra gente pagar. Temos que agradecer pelo que a família Garcia fez”, frisa Mandaliti.
Foto/Reportagem
Bruno Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário